Plantar Physalis - Fisalis

Plantar Physalis - Fisalis

O Physalis é um fruto originário da América do Sul sendo muito cultivado na Colômbia e Bolívia. É uma planta herbácea subsepontanea e resiste bem a pragas e doenças sendo por isso ideal na agricultura biológica.
Em Portugal é frequente encontrar Physalis na beira das estradas do Açores e Madeira sendo mais rara no continente. Também conhecido nas ilhas por Tomate lagartixa, tomate barrela e tomate capucho.



Em Português: Fisalis, Tomate lagartixa, Tomate Barrela ou Tomate Capucho.
Em Inglês: Cape Gooseberry, Golden Berry ou Chinese Lantern.

Mais Frequentes
Physalis pruinosa - cor alaranjada
Physalis franchetti - cor avermelhada

Semear Physalis


A semente de physalis é muito pequena no entanto tem uma taxa de germinação superior a 95%. Existem alguns cuidados a ter de modo a facilitar a germinação de physalis:

Deve ser semeado em local abrigado do frio em Janeiro/Fevereiro de modo a ser transplantado para o exterior a meio da primavera no final do tempo frio (após Maio).

Para semear Physalis é necessário vasos pequenos ou células de plástico e terra esterilizada ou substrato próprio. É conveniente que a terra seja misturada com musgo de modo a reter mais humidade e a não se compactar.

Coloque a semente a cerca de 1 cm de profundidade e cubra. Regue com um vaporizador frequentemente mantendo sempre a terra húmida mas não encharcada.

Outro método é usar células ou vasos furados em baixo e colocar um tabuleiro com água por baixo, assim a terra mantém-se sempre húmida por capilaridade e nunca encharca.

Plantar Physalis


Assim que as plantas atingirem cerca de 15 cm já apresentam alguma resistência ao frio e podem ser mudadas para os locais definitivos. Deve escolher uma zona com muito sol protegida do vento e um terreno com boa drenagem de preferência ligeiramente arenoso.

As plantas também se adaptam a locais com mais sombra, o meu Avó tinha um arbusto de Physalis por baixo de uma figueira. No entanto a planta não dava muitos frutos e era pouco desenvolvida.

Ao plantar a Physalis tenha cuidado para espaçar cerca de 80 cm cada planta para que se possa desenvolver convenientemente e dar muitos frutos. Caso não plante junto a um muro pode estacar os arbustos de physalis com arames e estacas enterradas no chão. O vento é o principal factor a ter em conta já que a Physalis é muito delicada e facilmente parte com ventos fortes.

Colheita da Physalis


Cada arbusto de Physalis pode gerar até 3 kg de frutos variando conforme a sua localização e clima. Os frutos começam a amadurecer no início do verão e devem ser colhidos com cuidado para não danificar a planta à medida que ficam maduros. Cada planta tem uma vida de cerca de 3 anos em climas amenos. Caso os frutos não sejam colhidos estes espalham sementes que dão origem a novas plantas à volta do arbusto original.

Usos da Physalis


A Physalis é um fruto bastante saboroso e pode ser comido sem qualquer preparação. É normalmente usado na cozinha como decorativo de pratos e sobremesas devido ao aspecto fora do vulgar.
Pode ser usado em compotas e doces ou em licores.
Existe alguma literatura relativa à utilização medicinal da planta como depurativo, diurético e anti-oxidante. No entanto não existem estudos científicos profundos que confirmem estas teorias.

41 comentários:

  1. boas pessoal to desenvolver projeto phisalis em portugal, procuro mais pessoas que tambem queiram produzir pysalis futuramente e trocar ideias..contatar mail funtotil@msn.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bom dia,

      eu gostava de poder trocar algumas ideias também, antes de me lançar...

      Eliminar
    2. Boa tarde!
      Estou começando a cultivar Physalis , amo a fruta e pretendo comercializar os produtos que podem ser extraido da própria e também a frutinha !
      Gostaria de trocar experiencias e curiosidades dobre esta fruta fantástica !

      Eliminar
    3. Boa tarde!
      Estou começando a cultivar Physalis , amo a fruta e pretendo comercializar os produtos que podem ser extraido da própria e também a frutinha !
      Gostaria de trocar experiencias e curiosidades dobre esta fruta fantástica !

      Eliminar
  2. Boa tarde.
    Sou bastante apreciador do fruto physalis e este ano fiz uma plantaçao de physalis com cerca de 2000 pés com o objetivo de comercializar.
    Procuro compradores para o fruto e tambem estou disposto a trocar ideias das minhas experiencias.
    Minha plantaçao situa se no porto - povoa de varzim.
    Contacto para quem estiver interessado rgb83@iol.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, tenho interesse em trocar ideias consigo, meu email ricardoliveira119@gmail.com

      Eliminar
  3. Bem hajam. Como não possuo terrenos, resolvi espalhar pontualmente. gosto de fruta silvestre e porque não espalhar um pouco essa fruta maravilhosa?

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos,
    Estou a planear um projecto deste ambito em cerca de 1,5 hectares de terreno.
    Gostava de saber como escoar depois.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro Costa, também estou a iniciar um projecto de Physalis...... Gostaria de entrar em contacto consigo, para partilha de experiências, etc.
      Se estiver interessado nf-fernandes@hotmail.com ou montesphysalis@gmail.com ou https://www.facebook.com/nuno.f.fernandes.1

      Eliminar
  5. Pedro gostaria de adquirir mais conhecimentos sobre a physalis, possuo uma pequena quinta tenho alguns pes, etc.
    meu email : memobiliario@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde!

    Ando com a ideia de produzir physalis peruviana, no entanto estou reticente devido à sua comercialização.
    Não tenho informação sobre o seu escoamento tanto a nível nacional como para a exportação.
    Alguém tem informação relativamente sobre a sua comercialização?

    carlosamrs90@gmail.com

    Cumprimentos
    Carlos Torres

    ResponderEliminar
  7. Boa noite!

    Ando á procura de contacto para o escoamento e parcerias de negócio na área de Fisalis e Groselha. Se houver interessados ou conhecedores de contactos para este fim seria muito grato por essas informações.
    Para todos os produtores de Fisalis, estou receptivo a ser contactado para trocar experiências!!

    Boa sorte colegas!
    ramos85joao@gmail.com

    Cumprimentos,
    João Ramos

    ResponderEliminar
  8. Produção e comércio de physalis.

    Contactos:
    comercial@physalis.pt
    http://physalis.pt
    facebook.com/physalisperuviana.pt

    ResponderEliminar
  9. Boa noite
    Tal como todos por aqui comecei uma aventura no mundo das physalis.
    1/2 hectare plantado para começar, a ver o que dá.
    Gostaria de trocar experiências, principalmente no escoamento do fruto.
    paulojpr68@gmail.com
    Cumprimentos,
    Paulo Rosário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola sr Paulo vou comecar um plantacao de 1/2 ht de physalis mas tenho a duvida do escoamento. Como correu com o seu escoamento?

      Eliminar
  10. Parece uma boa ideia de produção mas não encontro semente, alguém tem para venda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda tenho sementes e algumas plantas para venda, caso esteja interessado o meu contacto e joaquimcrespo@live.com.pt

      Eliminar
    2. As sementes estao dentro do fruto.........compras o fruto e lá dentro tens as sementes...e são muitas

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  11. Como gosto muito de Physalis, tenho terreno e também disponibilidade, estou seriamente a pensar iniciar produção de Physalis. Gostaria que me ajudassem a lançar-me neste projeto.
    Existe escoamento do produto a nível nacional (Zona Centro - Portugal)?
    Compensa monetariamente?
    Contato é: acanhabatista@gmail.pt
    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Boa noite,

    Eu tenho equacionado iniciar também a exploração de physalis. A área que estava a pensar afectar ao cultivo da Physalis tem, cerca de, 1,5 hectares na zona de Rio Maior. Contudo, não tenho conhecimento de, eventuais, exigências do cultivo da Physalis e das vias de escoamento, ou seja, desconheço a viabilidade de exploração deste fruto.

    Se alguém me puder ajudar / trocar impressões, fica o meu contacto de e-mail:

    Sérgio Afonso: sbrigas.afonso@gmail.com

    ResponderEliminar
  13. https://www.facebook.com/events/712308345537920/

    Formação de Cultura de Physalis Peruviana
    Contacte-nos,
    Physalves, Lda
    physalves@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde, eu gostava de saber onde posso adquirir 2 ou 3 plantas para uso pessoal...Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é muito físsil basta ir a uma grande supermercado e ir as frutas tropicais compra uma embalagem de Físalis e esmague um sobre um vaso com terra e espere que as sementes germinem,eu fiz assim e deu resultado já tenho esta planta a mais de 10 anos

      Eliminar
  15. Olá todos e parabens pela publicação. Devido a tantas dificuldades para viver em Portugal eu e um familiar começamos a preparar um terreno na Zona de Sintra com cerca de 1ha para aonde iremos transplantar 800 pés de Physalis que já temos a desenvolver. A terra é rica em matéria orgânica tem o PH de 5.5 mas temos um problema horrível para qualquer agricultor que é a falta de disponibilidade de àgua. Temos uma mina ou poço debaixo da terra a cerca de 200m do terreno que só nos disponibiza 1000 litros de àgua num dia e depois temos de esperar mais cerca de 36 horas para encher novamente . Já compramos fitas de gotejamento e um cubo no topo do terreno para aonde transportamos a àgua da mina. Preciso do conselho de alguém pois estamos a enterrar as nossas economias aqui e receio que depois não consigamos recuperar sequer o investimento. Alguém por favor pode informar se com 1000 litros de agua de dois em dois dias serão suficientes para tantos pés???????. Boa sorte a todos na colheita como na vida.


    Mostrar menos

    ResponderEliminar
  16. CARO PALMA
    Cada planta precisa de 0,5 litro de agua por dia
    Necessita de calcio, magnesio, fosforo, azoto e potássio para ganhar porte e, não rachar.
    Felicidades.
    Lucio conceição

    ResponderEliminar
  17. ola eu gostaria de saber qual e a profuntidade das covas para plantar o fisalis .eu tra
    balho com verduras e uso estergo de galinha.se posso usar tambem na plantacao d fisalis.

    ResponderEliminar
  18. Como consigo obter sementes de fisális. Comi o fruto no sudoeste africano faz mais de 50 anos. Não pretendo comercializar.

    ResponderEliminar
  19. https://www.facebook.com/events/1091671210978426/

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde... estou a pensar produzir Physalis, mas o meu problema é o escoamento e antes de de começar gostaria de saber se existe alguma parceria/empresas que esteja interessada na produção.

    Se alguém me puder ajudar / trocar impressões, fica o meu contacto de e-mail: catiagrilo_14@hotmail.com

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde, se alguém estiver interessado tenho plantas para venda prontas a plantar, filipe_franco82@hotmail.com ou mandem mensagem privada para https://www.facebook.com/filipe.rodrigues.33234.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Bom dia estou iniciando uma plantação e queria ajuda para vendas e até exportação, sou brasileiro.
    Meu e-mail é rodolfo953@hotmail.com

    ResponderEliminar
  23. Estamos a produzir physalis https://m.facebook.com/PhysalisCM-242254676241330/?ref=page_internal&mt_nav=1

    ResponderEliminar
  24. Alguém tem sementes Physalis com certificação biológica?

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia estou a pensar iniciar na plantação de Physalis.~
    Agradecia algumas dicas e questões a ter em conta no inicio.

    O meu contacto carlosporto97@gmail.com
    Obrigado

    ResponderEliminar