Plantar Salsa


Plantar Salsa

A salsa é provavelmente a erva aromática mais utilizada na cozinha em todo o mundo e por isso faz muito sentido plantar num vaso ou na horta perto da cozinha.

Inglês: Parsley
Nome cientifico : Petroselinum crispum

Semear salsa

A salsa não gosta de ser mudada depois de germinar, por isso deve ser semeada logo na localização final. Pode ser um pouco complicado germinar se não for semeada na altura certa entre Março e Maio. Após semear demora entre 3 a 5 semanas para germinar dependendo da temperatura do solo, caso esteja frio poderá demorar um pouco mais.
Use terra bem fertilizada e com boa drenagem e prefira um local com boa exposição solar. Coloque as sementes bem separadas e cubra com camada muito fina de terra.
Caso semeie num vaso dentro de casa poderá semear em qualquer altura do ano. Lembre-se de colocar o vaso num local com luz directa.

Cuidados adicionais com a Salsa

Depois de germinar, a salsa não requer muitos cuidados, nos primeiros meses retire as ervas daninhas. Se plantar num vaso dentro de casa regue uma vez por semana sem encharcar a terra, se plantar na horta tenha o cuidado de manter a terra  sempre ligeiramente húmida especialmente nos meses de Verão.

Recolher sementes de Salsa

Plantar salsa - Sementes de salsa
Sementes de Salsa
A salsa é uma planta bienal por isso ao fim de um ano irá começar a espigar e a produzir sementes. A zona da planta que irá produzir as sementes cresce muito acima da planta. Deixe secar completamente e corte a cabeça onde estão as sementes e guarde num local escuro e seco até ser novamnte altura de semear.

Ideias com a Salsa

No caso de conseguir uma produção excessiva de salsa e para evitar que comece a espigar, colha, corte aos pedacinhos e guarde no congelador dentro de um tuperware. Conserva-se muito bem e com facilidade se retira um pedacinho para colocar nos cozinhados.

Valor Nutricional para 100 g
Valor Energético 151 kJ (36 kcal)
Hidratos Carbono 6.3 g
Lípidos 0.8 g
Proteína 3.0 g
Tiamina (Vit B1) 0.1 mg
Riboflavina (Vit B2) 0.2 mg
Niacina (Vit B3) 1.3 mg
Vitamina C 133.0 mg
Vitamina K 1640.0 μg
Cálcio 138.0 mg
Ferro 6.2 mg
Magnésio 50.0 mg
Fósforo 58.0 mg
Potássio 554 mg
Zinco 1.1 mg

4 comentários:

  1. Ola....Minha salsa está com 60cm de altura e está completamente cheia de sementes, mas já faz mais de 2 meses e nada das sementes secarem....a temperatura aqui no sum tem passado dos 30º....gostaria de saber o que devo fazer para ela secar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as sementes já estiverem formadas pode cortar os caules e colocar a secar num local seco, escuro e ventilado.
      Quando já estiverem secas esfregue os caules entre as mãos para separar as sementes.

      Eliminar
  2. Bom dia. Quantas sementes se põem por vaso? E com que distância entre cada uma? Obrigada.

    ResponderEliminar