Compostagem


A compostagem consiste na degradação de materiais que sobram da horta de modo a transforma-los em nutrientes para as plantas. Ao aproveitar os desperdícios da horta e as ervas daninhas evita o uso de adubos e herbicidas, contribui para a manutenção de terra saudável, ajuda a propagação de minhocas e corrige alterações no solo.



Nos últimos meses do inverno começam normalmente os preparativos para horta. Limpar ervas, cavar a terra e arrancar plantas velhas do ano anterior. Esta é a altura certa para começar o monte de compostagem.

A compostagem é um adubo magnifico pois para além de fornecer nitrogénio e mais alguns nutrientes permite corrigir os solos. Fornece matéria orgânica aos solos secos e fornece arejamento aos solos que encharcam facilmente. Evita que faça queimadas que danificam a terra e contribui para a propagação de bactérias benéficas e de minhocas que são o melhor ajudante do jardineiro.

Comece por escolher um local com alguma sombra, boa drenagem de preferência na terra e espaço suficiente para fazer dois montes. Na verdade apenas iremos fazer um monte mas será necessário mudar o monte de um lado para o outro de modo a acelerar o processo de decomposição e arejar a mistura.

Não é necessário fazer nenhuma estrutura de suporte ou comprar recipientes de plástico. Concentre-se apenas no básico, um monte bem feito sem gastar dinheiro. Eu gosto de fazer o meu de forma quadrada como um cubo. Só uso a forquilha e tenho algum cuidado ao amontoar os materiais de modo a que formem uma torre.

Não se preocupe em fazer camadas de materiais diferentes ou em tornar o processo muito complexo, acrescente o material conforme ele for surgindo e lembre-se de acrescentar pequenas quantidades de terra para promover a reprodução de minhocas.

Manutenção

É conveniente mudar o monte uma vez por mês mas se tiver preguiça ou não tiver tempo mude pelo menos uma vez a cada 3 meses. Mude os materiais do centro para as bordas do monte e os materiais do topo para o fundo.

Caso note que os materiais estão a ficar muito secos acrescente água sem encharcar. Proteja do sol intenso com sacos velhos ou plástico.

Tempo de Decomposição de compostagem
Um monte bem tratado deve decompor-se em 6 meses mas na realidade só irá precisar intensamente dele na altura de iniciar a horta do próximo ano.

Bons sinais

Presença de minhocas, as minhocas são um agente fundamental na decomposição e arejamento da mistura elas necessitam de alguma terra para digerir a comida e adoram borras de café.
Fumegar é sinal que as bactérias estão em grande actividade a decompor os materiais orgânicos e que existem boas condições de humidade e temperatura.

Misture


  • Ervas daninhas.
  • Ramos finos e aparas de sebes.
  • Frutas e vegetais que não necessita.
  • Plantas velhas.
  • Borras de café e de chá usado.
  • Alguma terra.
  • Algas do mar ou sargaços.


Não misture


  • lixo de casa, pois existe uma boa probabilidade de atrair roedores indesejados que comem as minhocas.
  • papeis ou jornais, pois contem tintas e materiais tóxicos.
  • cinzas, pois secam e endurecem a mistura dificultando a decomposição.
  • apenas ervas moles, pois é necessário alguns ramos finos ou materiais mais duros para evitar que o monte se transforme numa papa sem oxigénio.


Como usar a compostagem

Espalhe pelo terreno antes de plantar.
Use em vasos misturada com terra.
Misture com areia para semear em tabuleiros.
Espalhe em torno das plantas já formadas.
Misture com água e deixe repousar 3 dias e filtre para fazer um adubo líquido que não queima as plantas.

Sem comentários:

Enviar um comentário