Plantar Alho Francês


O alho francês ou alho porro pode ser plantado ao longo de todo o ano. Muito apreciado no Egipto antigo e posteriormente no mundo romano. É uma óptima fonte de vitaminas e podia ser consumido fresco durante o Inverno quando não existiam muitos vegetais disponíveis. Actualmente é uma óptima planta para ter na horta pois o preço no supermercado dispara durante o Inverno já vi 2 alhos franceses médios a custar 1€ e estavam marcados como promoção.



Em Inglês: Leeks
Latim: Allium ampeloprasum L.


Plantar Alho Frances
Alho Francês pronto para o campo.

Semear Alho Francês

O Alho Francês é muito resistente e fácil de plantar mas vamos tentar acelerar o processo e facilitar a vida às plantas. Pode semear directamente no local definitivo (em Março) mas prefiro começar o processo no final do Inverno (Fevereiro) num tabuleiro dentro de casa e posteriormente mudar as plantas para o campo.
O Alho Francês pode também ser cultivado no inicio de Outubro em zonas que não sofram geadas intensas. Escolha um tabuleiro ou um balde com pelo menos 15cm de altura. As raízes atingem alguma profundidade e não queremos que fiquem emaranhadas para poder separar facilmente.
Semeie basto e mexa a terra ligeiramente com a ponta dos dedos, não é necessário ficar enterradas pois como estão juntas começam a levantar a camada superior de terra em bloco. Tenha o cuidado de regar por baixo e mantenha a terra húmida e junto a uma janela para aquecer a terra de modo a iniciar a germinação. Assim que atingirem um palmo mal medido estão prontos a ir para o campo.

Plantar Alho Frances
Filas de Alho Francês no campo.

Plantar Alho Francês

Escolha um local com muito sol com solo fácil de escavar e com poucas pedras. As pedras impedem o crescimento do caule e entortam-no.
De modo a obter uma parte branca substancial é necessário escavar um pouco fundo (1 palmo) para aligeirar a terra e retirar o máximo de pedras grandes que conseguir.  Aproveite e incorpore compostagem no fundo do rego antes de cobrir com terra. Coloque as sementes a 1 cm de profundidade ou a planta enterrada 3 dedos abaixo da superfície. Separe 1 palmo entre plantas e 2 palmos entre regos.

Cuidados com o Alho Francês

Durante as 3 primeiras semanas Tenha cuidado com a rega especialmente se o tempo estiver seco. Como a raiz do Alho francês ficou ligeiramente enterrado irá sempre reter alguma humidade mas não custa ajudar com uma boa rega. Depois controle para a terra não secar muito.
À volta do Alho Francês pode colocar alguma palha para evitar ter que sachar ervas daninhas. Se crescerem tente limpar antes que ganhem semente, ao final de 2 ou três vezes começam a desistir.
Quando O Alho Francês começa a crescer acrescente terra em cima cobrindo um pouco do caule, assim consegue uma parte branca maior. Repita o processo várias vezes acrescentando terra aos poucos mas nunca cubra demasiado as folhas.

Plantar Alho Frances
Alho Francês cortado e pronto a ser lavado.

Colheita do Alho Francês

Pode começara colher normalmente 3-4 meses depois de plantar. Ou mais cedo caso goste das plantas bebés, são mais tenras e um pouco mais saborosas. Introduza uma faca na terra junto ao caule e com cuidado tente aligeirar a terra à volta depois puxe. Corte logo a raiz e as folhas e deixe-as no campo para não fazer mais lixo dentro de casa.
Colha só o que precisar, o alho francês aguenta muito tempo na terra (1-2 meses) antes de começar a endurecer. Normalmente só começa ficar duro quando se começa a desenvolver a flor.

Preparar o Alho Francês

Como andamos a acrescentar terra junto ao caule, esta ficará acumulada entre as folhas. Na altura de consumir é necessário cortar a meio longitudinalmente e colocar cada metade debaixo da torneira para libertar os pedacinhos de terra acumulados. Muito bom grelhado na brasa ou cru em saladas com alface e tomate e mesmo as folhas verdes são um óptimo substituto do cebolinho em temperos.


Sem comentários:

Enviar um comentário